Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades:
 
 



Brigadas de incêndio


Quais medidas devem ser tomadas para iniciar o treinamento de uma equipe brigadista.

Em todo condomínio, edifícios comerciais e empresarias é obrigatória por lei a realização de um curso de brigada de incêndios para formar pessoas sobre como agir em situação de fogo. Normalmente as aulas são ministradas por um bombeiro que além de instruir de forma correta deve levar a pratica para as aulas, assim dar a maior assistência de qualificação possível para exercer de forma correta as medidas de proteção ao patrimônio.

A organização de uma brigada funciona de forma hierárquica, uma brigada deve possuir: brigadistas; líder; chefe da brigada e coordenador geral.

A cada 12 meses um novo treinamento deve ser feito caso ocorra muitas alterações do quadro de brigadistas. Existem diversos critérios que devem ser avaliados antes de escolher quem vai se tornar um responsável brigadista ou não, critérios como: permanecer na edificação; preferencialmente possuir experiência anterior como brigadista; possuir boa condição física e boa saúde; possuir bom conhecimento das instalações; ter responsabilidade legal e ser alfabetizado.

Todo incêndio pode ser evitado. Com a capacitação de pessoas, as atividades que podem prevenir o acontecimento de um incêndio são feitas de forma mais assídua. A equipe escolhida para participar da brigada de incêndio deve estar sempre atenta e sempre checar os equipamentos, estar em dia com os documentos, chamar os bombeiros para fazer uma checagem regular no imóvel, realizar as manutenções necessárias e passar informações básicas para os moradores de um condomínio ou funcionários de uma empresa.

Todos os responsáveis pela brigada deverão possuir uma certificação legal de conclusão de curso que deverá ser ministrado por um profissional bombeiro. É sempre importante ressaltar que crianças também devem ser alertadas sobre os enormes problemas que o fogo pode causar, em condomínios, por exemplo, pode-se criar uma reunião especial para falar de forma clara e objetiva sobre estas questões para os pais para que desta forma então os mesmos possam alertar seus filhos.



Matéria publicada no dia: 26/05/2015