Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades:
 
 



Benefícios da carteira de trabalho!


Muitos trabalhadores tendem a ficar em dúvida sobre uma importante questão: é melhor trabalhar com registro na carteira de trabalho ou sem ele, ficando na informalidade? Para esclarecer melhor este assunto, você verá agora quais são os benefícios que são garantidos ao profissional a partir do momento que ele tem a sua carteira de trabalho assinada.

Quando o colaborador é devidamente registrado, a empresa passa a ser obrigada a cumprir uma série de questões que o beneficiam, como, por exemplo, férias, décimo terceiro salário todo ano, horas extras remuneradas, folga semanal também remunerada, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), seguro-desemprego, além da licença maternidade ou paternidade.

Entre todos esses benefícios, certamente o FGTS é um dos que mais chamam atenção, porque diminui a distância a ser percorrida para realizar o sonho da casa própria! Afinal, com esse valor, a pessoa tem o direito de financiar até 80% de um imóvel!

Trabalhar dentro da formalidade, ou seja, com a carteira devidamente assinada, também significa que você está pensando em seu futuro, pois garante que, depois de um determinado tempo de trabalho, você poderá se aposentar pelo INSS. O auxílio-doença é outro benefício da Previdência Social assegurado para quem tem a carteira de trabalho assinada.

Muitas pessoas acabam optando por permanecer na informalidade para não precisar pagar certos impostos sobre o salário.

No entanto, como já foi mencionado, essa não é a melhor opção para o futuro. O valor que é recolhido para o INSS é o que permite que o trabalhador tenha direito aos seus benefícios quando necessário.

A carteira de trabalho representa uma segurança para o trabalhador tanto enquanto ele está empregado quanto se for despedido. Por meio dela, a empresa é obrigada a pagar o salário estabelecido todos os meses e limitar as horas de trabalho. Além disso, caso o funcionário seja demitido, é por esse documento que poderá receber a multa por rescisão e outros direitos.

Por isso, faça questão de trabalhar dentro da formalidade com a carteira assinada, para se sentir muito mais seguro no exercício da sua profissão. Esse documento serve para proteger os trabalhadores.


Matéria publicada no dia: 20/02/2015