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A criação de um currículo


Fotos inadequadas, erros de português, muitas informações desnecessárias ou até mesmo letras coloridas. Pois é: esses são alguns dos erros mais comuns no que diz respeito aos “pecados curriculares”.

Às vezes, um ótimo profissional pode abrir mão de uma oportunidade única de emprego por conta de um currículo mal organizado, que acaba passando uma imagem negativa de si próprio para a empresa.

O primeiro passo para preparar um currículo de qualidade é atentando para os dados pessoais. Aposte no básico: nome, telefone, e-mail e endereço, o seu estado civil e a sua idade são informações opcionais. Porém, o seu RG, o seu título de eleitor, CPF e carteira de trabalho podem ficar de fora dessa, sendo documentos só solicitados em casos de contratação e nas futuras entrevistas.

O objetivo do currículo é a parte do mesmo em que você define qual é o cargo pelo qual está se candidatando. A sua área de conhecimento e interesse deve estar explicita nesse momento.

Na parte da formação, você deve colocar os cursos realizados no que diz respeito ao nível superior, especializações, pós-graduação e outros. As invenções mirabolantes são facilmente encontradas aqui, onde o candidato pode acabar preenchendo o espaço com cursos totalmente desnecessários e que pouco podem contribuir para o currículo e para a sua carreira. Deixe os cursos “relâmpagos” para lá e aposte unicamente naqueles que fizeram a diferença para a sua formação.

As experiências profissionais também são bem importantes. Por isso, seja breve e objetivo. Liste suas últimas experiências e deixe-as logo na primeira página. Deixe o foco sempre para os resultados que foram alcançados.

Todas essas informações devem estar presentes na primeira página. Lembre-se de apostar em uma fonte padrão: nada de itálico ou letras sublinhadas e coloridas. Uma simples “Verdana” pode ser uma fonte ideal para o seu currículo. Além disso, no momento de salvar, lembre-se de fazer isso em PDF, já que torna o seu currículo mais bonito e ainda o protege contra modificações.

Por fim, experiências profissionais realizadas no exterior, lista de outros cursos, idiomas, palestras e outros podem estar dispostos a partir da segunda página, também de forma objetiva e profissional.


Matéria publicada no dia: 19/02/2015