Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades:
 
 



O desafio de todos os vendedores! - A economia de 2015


Os dados que revelam a quantidade e qualidade das compras feitas pelos brasileiros na época do Natal de 2014 não foram animadores para quem trabalha com o comércio. Na época em que os comércios têm seus maiores índices de venda, para surpresa de muitos vendedores e empresários, o brasileiro estava muito mais cauteloso, demorando muito mais no processo de decisão de compra, quando comprados os dados de anos anteriores. Desde que os resultados das eleições foram anunciados, vários economistas e gurus de ciências sociais começaram a divulgar algumas de suas expectativas para os próximos anos, e em especial, para o ano de 2015.

O fato de o governo ter seguido o mesmo faz com que algumas ações de precaução de outras de contenção fossem tomadas logo no início da gestão do partido que está no poder. A previsão? Aumento de impostos, diminuição de distribuição de crédito, e ceticismo tanto dos brasileiros quanto dos brasileiros empresários. A carga tributária brasileira já não é algo que agrada a funcionários e nem a empresários. Ainda assim, uma visão otimista passou rápido pelos olhos de quem imaginava que o cenário da economia brasileira poderia melhor. A tensão toma conta também dos profissionais da área comercial, que dependem do poder de compra do brasileiro para que possam garantir e aumentar sua renda mensal.

São Paulo, uma das cidades que mais movimenta a economia do país, não fugiu do cenário descrito acima. O ano que passou não foi fácil, e a visão do futuro não tende a melhorar, economicamente falando. Ainda assim, é possível enxergar possibilidades e oportunidades em épocas de crise. Isso quer dizer que 2015 será um ano de procura pelo destaque e pelo esforço percebido. Será mais difícil convencer o cliente a levar o produto que está sendo oferecido a ele, mas os desejos e necessidades das pessoas continuam existindo. Portanto, mais do que nunca, uma venda irá depender da boa vontade e do esforço do vendedor.

Tomando São Paulo como exemplo principal, é possível notar que cada vez mais os vendedores em geral estão buscando maneiras de se inteirar mais sobre o que realmente interessa e supre as necessidades do cliente, oferecendo a ele soluções. Portanto, a dica mais valiosa para os profissionais da área de vendas é: venda soluções. Seja para a compra de um par de chinelos ou de um carro, vale a pena prestar atenção no que o cliente quer, no modo como ele prefere ser tratado, e mais do que nunca, a busca pela qualificação será recompensada pelos destaques alcançados com o número de vendas aumentando em uma época difícil. Vale a pena ser otimista, e transmitir isso para o cliente.


Matéria publicada no dia: 15/01/2015