Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades:
 
 



O que não fazer em processos seletivos


O processo seletivo é uma ferramenta utilizada pelo RH (departamento de Recursos Humanos), onde tem profissionais capacitados para gerenciar pessoas e lidar com todos os processos de gestão de funcionários, eles que selecionam candidatos com as qualidades e recursos que possam preencher a vaga disponível, essa ferramenta bem utilizada ajudará a empresa atingir suas metas e objetivos esperados. Porem um processo seletivo falho com a escolha de um profissional que não supre as necessidades da vaga, pode ocasionar desfalque na rentabilidade do setor ou da equipe.

Na hora que um candidato for participar de um processo seletivo, alguns cuidados devem ser tomados, pois é a sua imagem que estará sendo avaliada. O candidato deve falar de forma formal, ou seja, nada de gírias como: Tipo assim, Meu, Tá ligado, etc... E tomar cuidado também, com o tom de voz, não fale muito alto nem muito baixo e gesticular de mais também pode prejudicar, deixa transparecer seu nervosismo e ansiedade, porem alguns gestos servem como um complemento de suas palavras. Enquanto falar tente manter o máximo o contato visual com o entrevistador. Por mais que a vaga tenha pontos fracos, nunca desmereça ela em um processo seletivo, demonstre sempre entusiasmo. Seja verdadeiro, mentir sobre suas qualidades ou escolaridade, pode te prejudicar mais para a frente, por isso seja sincero e coerente quando for falar de você.

Para ajudar ainda mais em seu processo seletivo, fale sobre suas conquistas e seus fracassos, não tenha medo de compartilha-los, mostre o quanto aprendeu com seus erros e como lidou com eles, não se sinta inseguro pois todo profissional tem sua trajetória, e todos nós cometemos erros. Saiba dizer sobre você, sobre suas qualidades profissionais e pessoais, nunca se sinta superior a ninguém, não diga frases tais como “eu sou a pessoa que vocês procuram, pois quem está por cima hoje pode estar por baixo amanhã”, o mercado de trabalho é muito instável e competitivo, quem é bom de verdade não precisa dizer, os outros percebem. A melhor dica é, seja você mesmo, acredite no seu potencial e mostre que pode ser a pessoa que a empresa está precisando, assim você atinge seus objetivos profissionais e a empresa também atinge os delas, com suas capacitações!


Matéria publicada no dia: 22/09/2015