Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades:
 
 



Ortografia no trabalho


Porque escrever corretamente no trabalho é tão importante?

Atualmente com a inserção da vida online, as pessoas tendem a querer produzir informações a outras pessoas de forma mais rápida assim, abreviando palavras, cortando outras ou até escrevendo algumas de forma errada.

O grande problema na verdade começa quando esse tipo de atitude começa a influir nas atividades diárias no trabalho. Se por exemplo os erros acontecem dentro do setor de comunicação de uma grande empresa, a imagem da mesma pode ser corrompida.

O mesmo se aplica para conversação, ao telefone ou em uma reunião de negócios. O representante precisa estar bem preparado para falar com o cliente. “Uma das minhas colegas de trabalho uma vez falou de forma bem errada comigo, não sei se ela estava brincando e eu não entendi, ou se estava realmente falando sério” conta, Vitoria Reis estagiaria do setor de comunicação da CET.

Quando questionada sobre sua segurança para escrever Vitoria diz que se sente confiante. “Caso eu tenha alguma duvida quando vou reproduzir um release ou uma nota sempre tenho ajuda dos meus supervisores de estagio”.

Ler é importante para se escrever bem, lendo você adquire conhecimento de novas palavras e fica mais familiarizado com a concordância que deve dar ao texto quando o produz. “Hoje eu vejo como é fácil e seguro escrever graças às leituras realizadas anteriormente, o que me auxilia em casos de concordância e acentuação” destaca Gabriel Viera, estagiário em comunicação empresarial.

O estudante de Comunicação Social – Jornalismo tem 20 anos e sabe o quanto é importante se escrever bem e se esforça para isso, ”O processo da escrita é algo que requer atenção, cuidado e esforço, o que particularmente é difícil para mim devido a um leve déficit de atenção, porém sempre busco ler mais e mais para suprir essa dificuldade” Completa Gabriel.

Escrever errado pode demonstrar falta de preparo profissional, muitas empresas hoje em seus processos seletivos pedem aos candidatos a vaga que escrevam um texto sobre determinando tema. O texto é devidamente avaliado e caso tenham erros de acentuação, concordância ou erros gramaticais o candidato não é convidado a continuar participando do processo seletivo.



Matéria publicada no dia: 26/03/2015