Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades:
 
 



O mercado de TI

Apesar da crise econômica que assusta o nosso país, o setor de Tecnologia da Informação está numa crescente enorme a cada ano.

O número de vagas no setor teve um aumento significante de 44,2%. Por exemplo em junho, foram abertas 10.105 vagas – 3.640 a mais que junho de 2014. Segundo a Brasscom, o mercado nacional emprega 1,3 milhão de profissionais na área de TI e, esse número tende a aumentar 30% no próximo ano, em 2016.

Segundo a IDC (International Data Corporation) – empresa de consultoria e pesquisa de mercado, o mercado de TI do Brasil pode ficar bem acima do PIB do país. E inclusive, terminar com o sexto setor que mais foi investido, podendo chegar a 166 bilhões de dólares – 5% a mais do que o ano de 2014. A IDC projeta também, que, a movimentação global no setor ultrapasse o número de 3,8 trilhões de dólares. Além do mais, se destaca que, os gastos com Tecnologia da Informação terá um crescimento de 7,1% em relação ao ano passado nos países emergentes. E 1,4% nos países desenvolvidos, e 5,7% na América Latina. E a projeção para o futuro é que, os investimentos sejam maiores em soluções na área de TI como serviços na nuvem, redes sociais, big data e analytics. Vejamos algumas projeções para alguns desses serviços:

Cloud Computing: Esses serviços serão responsáveis por movimentar nada mais, nada menos que, 118 bilhões de reais.

Big Data e Analytics: Essas áreas representam os maiores crescimentos do setor de Tecnologia da Informação. Podendo representar com até 125 bilhões de reais ao longo do ano.

Apesar desses dados de dar inveja em qualquer setor, da demanda alta em busca de novos profissionais, há uma preocupação com a falta de mão de obra qualificada. Por esse motivo, as empresas buscarão mais candidatos que além de habilidades técnicas, terão que ter conhecimentos em gestão, negociação e uma boa comunicação e criatividade. Por esse motivo, se você está na área de TI, busque ao máximo sua qualificação e, atualizar-se a cada dia que passa, pois as empresas com certeza irão buscar por seu perfil.


Matéria publicada no dia: 25/11/2015